Remoção de Ferro e Manganês da Água.

         A Paulinox pauta pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, além da fabricação de equipamentos em aço inoxidável Aisi 304/316 L no setor de águas minerais, bebidas, alimentos, farmoquímico, vitivinícola e sucos naturais, atendendo demanda do mercado Nacional e Sul Americano. 

Possuímos tecnologia voltada à remoção de ferro e manganês em águas via leito filtrante à base de areias encontradas na própria natureza, que depois de ativadas, acabam por eliminar totalmente os excessos de Fe/Mn dissolvidos nas águas potáveis, industriais, de processos alimentícios, químicos, farmacêuticos, entre outros. Essa tecnologia é comprovada pelo seu uso em empresas parceiras no desenvolvimento da mesma, há mais de dez anos. Em águas com Fe (Ferro) até 5,0 mg/L  e Mn (manganês) até 1,50 mg/L conseguimos eliminar totalmente o ferro e manganês dissolvidos.

         O processo consiste na utilização de carcaças de aço inox aisi 304 com leitos filtrantes dispostos em três camadas distintas. O primeiro leito, junto aos elementos separadores de água/areia, é composto de areia rolada/quartzito com granulometria previamente calculada de acordo com vazão de água em m³/h e também da quantidade de Fe/Mn. O segundo leito, chamado de removedor de Fe/Mn, é formado por areia ativada Pirolox (areia de origem européia/canadense) ou areia Biolox(areia especial de origem brasileira) com granulometria que varia de 0,35mm a 0,80mm. Esse leito é dimensionado de acordo com a quantidade de Fe/Mn contido na água e sua respectiva vazão/consumo de água. O terceiro leito (superior) é formado por areias roladas/britadas com granulometria de 0,35mm a 0,50mm e tem por finalidade tornar uniforme o fluxo de água, evitando os chamados caminhos preferenciais da água.

         O equipamento é dotado de válvulas de manobra manuais ou automáticas para permitir a retrolavagem do sistema, que pode ser diária ou semanal, de acordo com cada caso. O leito intermediário removedor de ferro manganês tem durabilidade comprovada de até cinco anos, sendo possível sua regeneração com permanganato de potássio em soluções já calculadas de acordo com as características físico químicas da água.

         O equipamento não consome energia adicional, visto que usa a bomba do próprio poço, com pressão mínima de 2 Kgf/cm², devido à retrolavagem do sistema que deve ser forçada, já que a filtragem não requer pressão superior a 1,0 kgf/cm². Em alguns casos, dotamos o equipamento com bomba auxiliar, que atua tanto no processo de filtragem como nos processos de regeneração e retrolavagem dos leitos filtrantes.
Salientamos que o processo acima descrito atua única e exclusivamente sobre o Fe/Mn, mantendo intactas as demais características físicas, químicas e bacteriológicas da água filtrada.

         Para dimensionar o filtro desejado são necessários os dados abaixo descritos:

         - Ph
         - Presença de manganês em mg/L
         - Presença de ferro em mg/L

         E a vazão em L/h a ser filtrada ou a vazão do poço/bomba